Entendendo alguns conceitos básicos.

Fala pessoal, beleza ? Agora que já falamos sobre a questão das corretoras, vamos continuar nosso aprendizado. Mas antes vamos falar um pouco sobre alguns termos comuns do mercado de ação que na maioria das vezes o novo investidor desconhece.
Vou começar falando sobre as ações em si. Quando você vai comprar uma ação, essa ação sempre terá um código, composto de 4 letras e um número, por exemplo a Petrobras (PETR3, PETR4), esse código serve para diferenciar uma ação da outra e ele será usado na hora de comprar ou vender. Se vou vender uma ação da Petrobras, não vou simplesmente vender Petrobras, e sim a PETR3 ou PETR4. As letras que compõem o código fazem referencia a empresa, e os números são para definir o tipo de ação. "Como assim o tipo?" Basicamente as ações são de dois tipos, as ações ORDINARIAS - ON ( Número 3) e as ações PREFERENCIAIS - PN (Número 4). "E qual a diferença entre as duas?" As ações ordinárias concedem o direito a voto nas assembleias, outro fato a favor das ações ordinárias é o tag along. A Lei das Sociedades Anônimas determina que todo acionista com ações ON tenha o direito de participar do prêmio de controle. Ou seja, pela lei o acionista tem o direito de receber por suas ações no mínimo 80% do valor pago para o controlador em caso de venda da empresa. O tag along pode ser até de 100%.
Já as ações preferenciais são as que menos protegem o acionista minoritário, no caso você, pois ela não dá direito a voto nas assembleias e alem disso não garantem o direito de participar do prêmio de controle. Essas ações são típicas do mercado brasileiro, sendo que em mercados mais desenvolvidos, estas não existem. Apesar disto, as ações PN tem a preferência em receber os dividendos distribuídos pela empresa, se a empresa deixar de pagar dividendos por 3 anos consecutivos, a PN ganha direito a voto.
Agora vamos falar sobre outra divisão de ações no mercado, as ações se enquadram em Blue Chips, Small/Mid Caps e Micos.
Blue Chips: São ações de empresas grandes e fortes economicamente, que apresentam um alto volume de negociações diárias, resumindo, possuem maior liquidez (Quanto maior a liquidez, mais fácil de vender e comprar.) e alem disso menor volatilidade (Preços não oscilam drasticamente.). Muitos acreditam que são as melhores ações da bolsa, mas se o objetivo é um maior lucro em um menor prazo, existem empresas menores que apresentam um potencial de valorização muito maior.
Mid/Small Caps: São ações de empresas menores e não tão conhecidas, possuem menor liquidez e maior volatilidade, são as empresas que apresentam um maior potencial de ganho, mas consequentemente um maior risco, por ser uma empresa menor e estar mais vulnerável as adversidades do mercado.
Micos: Os micos são um caso a parte, eles apresentam liquidez menor e uma volatilidade muito grande. Mas cuidado para não confundi-los com uma Small Cap, as empresas mico apresentam números horríveis, geralmente baixos lucros ou até prejuízos e dívidas gigantes. "Comprar um MICO então é prejuízo na certa?" Errado, dá para ter ótimos ganhos com os MICOS, mas é arriscado pois é necessário um bom conhecimento sobre análise técnica e fundamentalista, assuntos que serão abordados mais a frente. Então por enquanto, esquecemos os micos. Lembrem-se sempre que risco e retorno são proporcionais, quanto maior o risco maior o retorno.
Então por hoje é só galera, vamos com calma pois é muita informação de uma vez e não quero confundir a cabeça de vocês.
Valeu e quarta-feira tem mais.

Um comentário: