O que é IPO e como se ganha dinheiro na bolsa de valores.

Estamos de volta antes do previsto ! E aí ? Deu pra absorver tudo sem dúvidas até agora ?
Bom, já falamos das ações em si, agora vamos falar do processo de aquisição dessas ações.
Simplificando, podemos comprar as ações em dois momentos diferentes, quando a empresa realiza seu IPO ou em qualquer outro dia normal depois deste IPO. "Mas qual a diferença ? E que diabos é IPO?
Antes de explicar a diferença entre os momentos de compra, vou explicar o que é o IPO(Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial), em outras palavras, é o momento em que a empresa é inaugurada na bolsa, o momento em que ela vende suas primeira ações para o público.
Isso significa que quando você participa de um IPO você está comprando a ação diretamente da empresa, já quando você compra essa ação em um segundo momento,em qualquer dia normal, você compra de um outro investidor que está vendendo aquela ação.
OBS.: Após o IPO, só é possível comprar diretamente da empresa novamente, se a empresa lançar mais ações no mercado.
"Qual o motivo de uma empresa abrir seu capital na bolsa ?"
As empresas abrem seu capital com o principal objetivo de arrecadar recursos para investir em seu crescimento e desenvolvimento, uma vez que o dinheiro arrecadado no IPO vai para o caixa da empresa.
Agora que mostramos o lado bom da empresa entrar na bolsa, vamos mostrar o lado bom do investidor entrar na bolsa, você sabe bem como uma pessoa ganha dinheiro na bolsa ? A forma mais comum de ganhar dinheiro na bolsa, é com a valorização  da cotação das ações e com o recebimento de dividendos.
A medida que a empresa vai investindo, seu patrimônio vai aumentando e gerando mais lucros, que serão distribuídos aos acionistas em forma de dividendos
A valorização da cotação é uma coisa bem simples, por exemplo, você compra a ação a R$ 10,00 e vende a R$ 20,00.
Dividendos, é uma parcela do lucro que é distribuída para os acionistas. Os dividendos podem ter diferentes periodicidades, trimestral, semestral, anual.
Varia muito de empresa para empresa, e existem empresas que não distribuem dividendos pois seu lucro é todo reinvestido.
São as chamadas empresas de crescimento, nesse caso a forma de ganho do acionista é através da valorização da cotação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário