Começando na bolsa de valores.

O primeiro passo para entrar na Bolsa é sempre o mais difícil de ser dado, pois na maioria das vezes, a pessoa não tem nem um norte, ou seja, não tem nem ideia de onde ir para começar a investir na bolsa.
Primeiramente vamos entender o que é a bolsa de valores.
Falando de forma bem simples, a bolsa é o lugar onde são negociadas ações de diversas empresas, cada ação é como se fosse um minúsculo pedaço da empresa, e você comprando uma ação, é como se você virasse sócio desta empresa, os lucros dessas operações consistem basicamente na valorização dessas empresas e nos dividendos da mesma. Quando falamos sobre a bolsa de valores para alguém que desconhece o assunto, normalmente a pessoa fala: "Nossa mas não é muito arriscado? Você compra a ação, torce pra ela subir, mas e se cair? Você perde tudo?". As pessoas acham que a bolsa é apenas um jogo de sorte e azar, onde os milionários colocam seu dinheiro apostando em empresas como se fosse uma corrida de cavalos, e que só se dá bem quem tem alguma informação privilegiada, e não é bem assim que as coisas funcionam, com estudo e estrátegia você pode se sair muito bem. (Falaremos sobre esses estudos e estratégias mais pra frente.)
Aí você me pergunta: "Quando eu compro uma ação então estou comprando diretamente da empresa?". A resposta geralmente é NÃO, quando você compra uma ação, você compra de alguém que já está com a ação na mão, ou seja, você compra a parte de alguém que não quer mais aquele papel. Só se compra ação diretamente da empresa quando ela realiza seu IPO, mas isso vamos abordar mais pra frente.
Aí que entram as corretoras, existem diversas corretoras como a XP InvestimentosRico, e até o banco que você usa, provavelmente possui uma corretora. Bom, ok, mas afinal pra que serve uma corretora ? A corretora serve para intermediar suas compras e vendas de ações, você só conseguirá comprar ou vender alguma coisa na Bolsa através da sua corretora.
Então resumindo, se você deseja começar a investir procure uma corretora, lá tem profissionais que vão te auxiliar e é somente através das corretoras que pode-se comprar ou vender alguma ação. Mas quem está começando se pergunta: "Qual a diferença entre uma corretora e outra?" A principal diferença se resume a taxa de corretagem (Valor que você paga por ordem de compra ou venda.) e a taxa de custódia (Valor que a corretora cobra para "armazenar" suas ações para você.), normalmente essas taxas refletem no sistema da corretora, se uma corretora cobra muito barato, a chance de ter algum problema com o sistema dela é grande, seja ordem não enviada, ou demora nas atualizações de sua conta. O valor é proporcional a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário