A Desastrobrás.

O time que em outros tempos foi motivo de orgulho nacional, hoje é motivo de vergonha. Infelizmente não estou falando da seleção brasileira, e sim da Petrobrás. Uma triste novela que parece não ter fim, todos os dias novas noticias aparecem e por incrível que pareça, nenhuma notícia é boa.
Isso é bom para mostrar o que acontece quando temos incompetentes no poder.

O primeiro ponto a ser destacado é a intervenção estatal no preço do combustivel, para controlar a inflação o PT congelou os preços do combustível. Isso gerou bilhões de prejuízo para a empresa, por um bom tempo o resumo da Petrobrás foi o seguinte: "Quanto mais gasolina e diesel eu vender, maior é meu prejuízo."

Isso faz algum sentido?
O segundo ponto é o investimento no pré-sal, que é uma das principais causas do aumento da dívida da empresa. Até aí tudo bem, afinal, todo investimento tem seu risco e através de diversos estudos foi comprovado que tinha bastante petróleo no pré-sal. Mas um problema começou a aparecer, a demanda pelo petróleo começou a cair devido a alguns combustíveis alternativos como o xisto. A OPEP tinha duas opções, ou diminuia a oferta de petróleo para os preços não cairem e perdia parte do mercado para outros países, ou continuava produzindo como se nada estivesse acontecendo fazendo o preço do petróleo cair, mantendo seu mercado e inviabilizando a produção em outros países.

Acho que você já sabe o que escolheram né? Desde então o preço do petróleo vem em queda livre, colocando em risco a viabilidade do pré-sal.

Além da queda do petróleo, temos a desvalorização do Real. A maior parte da dívida da Petrobrás está em moeda estrangeira, como a dívida da Petrobras é MUITO alta, mesmo que os juros fossem baixos a quantidade de dinheiro para pagar esses juros será alta. Imagine uma dívida de 300 bilhões, por menor que seja os juros, é dinheiro pra caramba.

Por último, mas não menos importante temos a operação Lava-Jato, um esquema bilionário de corrupção dentro da Petrobrás, com o objetivo de abastecer o caixa de alguns partidos. Não se sabe ao certo quanto dinheiro foi desviado, e acredito que nunca saberão, mas pelo menos 12 bilhões foram desviados.
Em função do escândalo, ainda tivemos o balanço do 3º trimestre não aprovado pela auditoria independente.

Juntando tudo isso, temos o que temos.

Cada vez mais temos mais certeza de que empresa é para empresários, e política para os políticos. 
NUNCA misture os dois.

O que nos resta é acompanhar os próximos capítulos, DE LONGE.

Um comentário:

  1. Só existia uma maneira de privatizar ela que seria quebrando como fizeram com a CSN

    Não se isso é para chorar ou para sorrir mas pior de tudo é passar por isso é não privatizar no final das contas

    ResponderExcluir